sexta-feira, 19 de julho de 2013

Reação que forma CO2 com nitrato de potássio

Neste vídeo, o carbono é transformado a dióxido de carbono (CO2) através do aquecimento do nitrato de potássio (KNO3). Como assim? O vídeo explica, vale a pena conferir!


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Tabela periódica dos anos 30

Tabela periódica de 1927. Que barato!

Percebam que o elemento n° 43 (tecnécio - Tc) tem outra sigla e ainda não era totalmente conhecido, pelo que se percebia. Da mesma forma o elemento n° 61 (promécio - Pm) e os de n° 84 e 85 (polônio - Po e astato - At), respectivamente. A tecnologia daquela época nao permitia uma análise mais detalhada destes elementos.

Além da disposição da tabela ser completamente outra, os elementos acima do urânio (n° 92) simplesmente nao existiam. Vale também dar atenção para a posição do hidrogênio da tabela (n°1), que ocupava o topo da classificação.

Melhor é ter a oportunidade de pegar um pouco dessa história com as próprias mãos! A seguir uma foto inteira e outra dividida em dois, de maior resolução. 



Pasta de dente de elefante XD

Bem, sei que esta reação muita gente já deve ter visto, mas para os que ainda não viram, vamos lá:
Esta reação é bastante engraçada: quando adicionamos uma pequena quantidade de sal numa pequena quantidade de mistura líquida, o resultado é a formação de muita espuma.

Segue o vídeo do Youtube pra vocês matarem a curiosidade:





Para fazer a reação, basta jogar iodeto de potássio (sólido) junto com o detergente, corante e água oxigenada (líquido). Ah, e bastante espaço, pois essa reação solta vapores e faz uma sujeira danada. 



Como é feito o papel?

Através desse pequeno desenho, vocês podem ver todo o processo de fabricação do papel. Enjoy!


A reação que muda de cor

Eis uma reação muito interessante: a reação de Briggs-Rauscher: misturando três soluções incolores, surge uma nova solução que muda de cor constantemente.



Também chamada de a reação oscilante, esta reação apresenta várias cores: do incolor, muda de coloração para o âmbar, e do âmbar muda para um azul bem escuro, que depois de um tempo volta a ser incolor e assim por diante.

A explicação da reação, de acordo com o vídeo (em inglês) é bem complexa: são três misturas de reagentes que desencadeiam uma série de reações. Entretanto, de forma resumida, a mudança de cores é atribuída a mudança nos estados do iodo em solução. Vale a pena ver!

Torrent Físico-Química Peter Atkins 8ed - Completo (Torrent + Normal)

Livro de Físico-Química - TORRENT
Autor: Peter Atkins
Oitava edição completo
Idioma: Inglês (12,9 MB)



Para baixar, so fazer o download do arquivo torrent no 4shared

http://www.4shared.com/file/mRD9KwAX/Peter_Atkins_Julio_de_Paula_Ph.html?

Por favor, comentem e verifiquem se este link e este torrent estão funcionando XD

Caso não queiram o torrent e sim o livro direto:

http://www.4shared.com/office/m_McSlBd/Peter_Atkins_Julio_de_Paula_Ph.html